23 abril 2010

CineMayer: Tarantino e seu Legado

Estreio aqui, a Sessão CineMayer, onde tentarei apresentar e indicar o que há de melhor no cinema mundial. Começo (muito bem, por sinal) falando de um dos mais famosos cineastas da nova geração (nem tão nova assim).

Quentin Jerome Tarantino nasceu na cidade de Knoxville, Tennessee no dia 27 de março de 1963. Antes de qualquer coisa, eu preciso dizer que ele trabalhava em uma videolocadora, onde assistia filmes e mais filmes engordando assim seu repertório fílmico, o que lhe serviria muito bem para compor seus filmes.







Começou a revolucionar o cinema em 1992, com seu filme de estréia 'Cães de Aluguel' (Reservoir Dogs), filme independente que rompia com o típico roteiro americano linear e com os dialogos bizarros e engraçados. Detalhe para a teoria para a música Like A Virgin da Madonna no inicio do filme. O filme não obteve muita repercussão no circuito comercial pelo fato de ter orçamento baixíssimo, mas garantiu que Tarantino conseguisse transformar aquilo que era um hobby em um trabalho de verdade.


Dois anos depois ele fez sua primeira masterpiece - obra de arte. 'Pulp Fiction - Tempo de Violência' fez tanto sucesso e foi tão elogiado pela direção e roteiro original que acabou ganhando a Palma de Ouro de Cannes (Festival de cinema considerado um dos mais importantes do mundo). O filme é excepicional do começo ao fim... Bom é meio difícil encaixar essa frase neste filme, pois o filme começa pelo fim (hahaha). A não-linearidade deste filme foi muito bem trabalhada e a partir de então, todo os anos surgiam cópias e mais cópias de Pulp Fiction. Tarantino já era um diretor consagrado.





Jackie Brown de 1997, veio como resposta aos inúmeros convites para dirigir blockbusters, como MIB - Homens de Preto. Seu primeiro roteiro adaptado, ou seja, era a primeira vez que ele baseava-se em uma outra história para compor a trama de sua película. Outro filme de alto nível que deixou os fãs que esperavam aflitos à três anos sem produções satisfeitos. Seguindo a linha não-linear violência/humor conseguindo uma das sequencias mais incríveis. A cena da entrega do dinheiro, a mesma situação, na mesma hora, vista de três perspectivas de personagens diferentes.



Em 2003, é lancado Kill Bill: Volume 1, filme não muito aceito pela crítica, mas que fez muito sucesso no mundo todo com seu estilo violêcia/humor/artes marciais/anime/... Seguido de Kill Bill: Volume 2 que completa a saga vingativa da Noiva.

À Prova de Morte de 2007, é um filme de aprox. 60min. de duração, que completa o projeto GrindHouse que Tarantino propôs junto a Robert Rodriguez, uma homenagem aos filmes de suspense/terror/trash dos anos 80. Aqui no Brasil, estranhamente, foi lançado somente Planeta Terror, a segunda parte do projeto.

Seu trabalho mais recente, Bastardos Inglórios, lançado ano passado, demonstra toda a sua maturidade desenvolvida através de suas películas anteriores.
Foi o primeiro filme de Tarantino que assisti no cinema, e tenho a audácia de dizer que comecei muito, muito bem. Talvez seja sua melhor obra, mais bem acaba, matura e engraçada. A humilhação ao nazismo não simboliza somente isto, mas também mostra a represália a qualquer tipo de preconceito. Na tela podemos ver toda uma gama de citações à filmes famosos e estilos de diferentes diretores renomados. Uma história fictícia sobre o Terceiro Reich de violência/humor negro. Atuações incríveis e um roteiro extraordinário. Indicado ao oscar em oito categorias, entre elas, melhor filme e melhor direção, faturou apenas o prêmio de melhor ator coadjuvante pela atuação belíssima de Chistoph Waltz. Parece que Tarantino vai ter que esperar ainda mais alguns anos para ser reconhecido pela academia, mesmo que já tenha ganho a palma de ouro pelo seu segundo filme.

Bom, é isso aí.

Isso é apenas uma passada por cima da carreira desse mestre cult da nova geração. Sem falar nos projetos paralelos, atuações, roteiros, parcerias, etc.

Semana que vem tem mais.
Noticiando A Notícia - Notícias e Entretenimento com humor na dose certa!

1 comentários:

Torres disse...

Muito Bom Jan, aguardo pelo próximo. Boa semana.

Postar um comentário

 






http://lh6.ggpht.com/_6KTFaQE92cQ/TBe8rFACHFI/AAAAAAAAAqQ/k0FYzNy8iPo/Rodap%C3%A9.png